por Clara Nogueira
O projeto “Artesãs Têxteis de Pernambuco” é uma pesquisa cultural que consiste no mapeamento afetivo das mulheres que trabalham com materiais têxteis em Pernambuco, com a intenção de estudar o protagonismo das mulheres.
Este site, “Mulheres que Tecem Pernambuco”, é o resultado desse projeto, aprovado pelo Edital 2015/2016 e pelo Edital 2017/2018 e 2019/2020 do Fundo de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA.
O objetivo deste site é divulgar e fazer emergir o encontro entre as narrativas das mulheres que são responsáveis por tecer de importância e resistência suas práticas culturais, em meio à distopia real na qual seus trabalhos estão envolvidos. Além de deixar acessível essas narrativas, este site contém materiais audiovisuais, fotográficos e escritos que representam um esforço para tirar da invisibilidade a realidade dessas mulheres, bem como de suas práticas culturais e de seus locais de vivência. Enlaçando, portanto, uma teia complexa que une relações de gênero, as subjetividades, suas práticas têxteis e o território. Todo o produto do site é resultado de uma pesquisa cultural.
Dessa forma, o mapeamento abrange essas complexidades tendo as narrativas das mulheres como foco principal. O mapa do site é um tecido, feito por mulheres e suas histórias, sendo suas práticas têxteis o fio condutor que as une. Conversamos com mulheres que fazem o artesanato atualmente ou que já o fizeram no passado, que têm esse ofício como principal ou complementar à sua renda, ou que utilizam das práticas têxteis em seu cotidiano sem comercializá-las. Não foram exigidos, portanto, cadastro/documentos que as vincule à profissão de artesã.
A plataforma de divulgação de informações será atualizada, trazendo mais mulheres, especificidades têxteis e territórios. Em 2017 executamos a primeira etapa dessa experiência (Edital 2016) e trouxemos em 2018 o resultado da vivência e conversa com dezoito mulheres de três cidades de Pernambuco: Lagoa do Carro (Zona da Mata Norte), com a Tapeçaria; Poção (Agreste Central) com a Renda Renascença, Tacaratu (Sertão Itaparica), com a Tecelagem. Fomos contempladas novamente (Edital 2018) para trazer a experiência com a ída, em 2019, em mais duas cidades: Passira (Agreste Setentrional) com o Bordado Manual e Macaparana (Mata Norte), com o Crochê. E as narrativas de mais 13 mulheres. Disponibilizamos aqui, portanto, a fala de 31 mulheres que tecem em Pernambuco. Em 2021-22, foram somadas ao site as pesquisas que fizemos na RMR – Núcleo centro, nas cidades: Olinda, Recife e Camaragibe. Mapeamos, nesta ocasião, mais 16 mulheres que trouxeram suas narrativas de vida. Conchecemos também a produção de algumas associações, grupos e coletivos que atuam nas cidades. Lançaremos esta 3 Edição da Pesquisa na I FEIRA MULHERES QUE TECEM PE, que acontecerá dias 20, 21 e 22 de dezembro de 2024, no Mercado Eufrásio Barbosa em Olinda.