20, 21 e 22 de dezembro de 2024
Mercado Eufrásio Barbosa, s/n
Varadouro – Olinda – PE
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
FEIRA EXPOSITIVA
Local: Sala Janete Costa – Mercado Eufrásio Barbosa
Data e horário: 20/12 (sexta-feira), das 14h às 20h / 21/12 (sábado), das 9h às 21h / 22/12 (domingo), das 10h às 20h
Expositoras
Amandine Goisbault, AMAP – Associação Mulheres Artesãs de Passira, AMPAC – Associação de Mães, Pais e Adolescentes do Coque, AMPO – Associação Mulheres Produtoras de Olinda, Ana Flávia Mendonça, Associação Comunitária das Artesãs de Orobó, Associação Tapeçaria Timbi, ASTALC – Associação de Tapeceiras de Lagoa do Carro, Atelier Gal Conti, Ayla Guadalupe, Baby Sills Atelier, Bete Paes, Bia Melo, Brenda Bazante, Bruna Pedrosa, Cândida Belfort, Carícia Nomy, Casa Monster, Catarina Dee Jah, Clara Nogueira, Clarissa Machado, Coletivo Moingobé, Coopertêxtil, Deu Nó, Diadelua Atelier, Dona Albanita, Germana e Dedé, Grupo Bordando Pelo Cuidado, Isabella Alves, Laís Domingues, Laura Melo, Lelart, Lu Azevedo, Lua Lim, Marcella Vasconcelos, Maria Da Paz, Mariana Valcaccio, Nenita Artes, Odete Rendas, Oluyiá França, Projeto Tramações, Quilombolas de São Lourenço, Ray Alexandre, Rede Astralize, Teresa França, Thaes Arruda, Vem Meu Bem, Vibrando em Linhas.
LANÇAMENTO 3ª EDIÇÃO DA PESQUISA – ABERTURA DA FEIRA
Local: Teatro Fernando Santa Cruz – Mercado Eufrásio Barbosa
Data: 20/12
Horário: 17h às 18h
Participantes
Clara Nogueira (Coordenadora Geral)
Rose Lima (Produtora Executiva)
Clarissa Machado (Pesquisadora)
Lu Azevedo (Pesquisadora)
Laura Melo (Registro Audiovisual)
Isabela Stampanoni (Editora)
Célia Menezes (Webdesigner)
Artesãs convidadas
MESAS DE DEBATES
Política Pública: artesanato em Pernambuco
Local: Teatro Fernando Santa Cruz – Mercado Eufrásio Barbosa
Data: 20/12 (sexta-feira)
Horário: 18h às 20h
Mediadora: Lu Azevedo (Pesquisadora do Mulheres que Tecem Pernambuco)
Debatedoras: Camila Bandeira (ADEPE), Isabel Gonçalves (ASTALC) e Myrna Loreto (UFPE)
Lu Azevedo
Designer de Moda e Especialista em Gestão do Design, pela UEL, e mestre em Design, Cultura e Tecnologia pela UFPE. Atua como professora na área de design de moda em Instituições de Ensino Superior e Pós-Graduação, a nível nacional. Designer de produtos de moda na empresa Morada e consultora para grupos de artesanato, na empresa Lu.Az. Trabalha com grupos de artesanato desde 2007 e já desenvolveu diversas coleções focadas em Moda, Sustentabilidade, Tingimentos Naturais e técnicas têxteis manuais.
Camila Bandeira
Formada em Administração de Empresas pela UFPE, desde março de 2023 está à frente da Diretoria-Geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), que realiza o Programa do Artesanato de Pernambuco e a Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato. Possui extensão em Marketing na El Camino College, na Califórnia (EUA), além de formações em Liderança Sustentável, Liderança Criativa e Gestão Organizacional voltada para a Cultura. É também empreendedora e já atuou em empresas de Produção Cultural e Marketing.
Isabel Gonçalves
É artesã têxtil e, há mais de 15 anos, atua no campo das políticas públicas para o artesanato, já tendo ocupado os cargos de Vice Presidente da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (2010 – 2013); Presidente da Federação das Associações, Cooperativas e Grupos Produtivos Artesãos de Pernambuco (2002 – 2008 e 2014 – 2017); e Presidente da CNARTS – Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (2014 – 2017).
Myrna Suely
Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestra e Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE. Professora Associada e Coordenadora do Curso de Administração do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. Autora do livro “Políticas públicas de artesanato na reprodução da força de trabalho dos artesãos em barro no Alto do Moura, Caruaru – PE”. Pesquisadora do Grupo Vivências. Interesses de pesquisa: políticas públicas; artesanato; estruturas organizacionais.
Pedagogias culturais: o repasse do saber-fazer
Local: Teatro Fernando Santa Cruz – Mercado Eufrásio Barbosa
Data: 21/12 (sábado)
Horário: 16h às 18h
Mediadora: Clarissa Machado (Pesquisadora Mulheres que Tecem Pernambuco)
Debatedoras: Jéssica Ribeiro (UFPE), Lúcia Firmino (AMAP) e Luciana Borre (UFPE)
Clarissa Machado
Clarissa Machado nasceu em Recife, PE, 1986. Mulher cis, mãe de Dora e Guita, artista e educadora, possui mestrado e graduação em Artes Visuais pela UFPE; e Especialização em Museus, Identidades e Comunidades pela Fundação Joaquim Nabuco (EIPP). Atua como professora, pesquisadora e artista na busca de criar tensionamentos entre arte, educação e pesquisa. Seus trabalhos visuais, tem na experimentação da materialidade têxtil a proposta de criar narrativas visuais, estéticas e educativas. Como artista plástica, participou: Exposição coletiva e virtual Tramações: A Memória e o Têxtil, nos perfis da Galeria Capibaribe, Iac Benfica, Tramações e Galpon Gráfico, 2020; Prêmio de Aquisição do 5o Concurso de Vinhetas do Canal Curta, com a vinheta Teares, 2020; Participação na Exposição DELAS, Casa do Cachorro Preto, Olinda-PE, 2017; Participação na Exposição DELAS, Casa do Cachorro Preto, Olinda-PE, 2016; Exposição INCOMUM de Clarissa Machado e Clara Nogueira, na Galeria Maumau, Recife-PE, 2016; Premiada no 5o Salão Universitário de Arte Contemporânea, com o vídeo, S/título, no SESC de Casa Amarela, Recife, Brasil, 2012; Premiada no 14o FestCine, na categoria animação, com Reminiscências, Recife-PE, 2012; Premiada no 4o Salão Universitário de Arte Contemporânea – ÚNICO com o vídeo Mais Perto do Céu, no SESC de Casa Amarela. Recife, Brasil, 2011.
Jéssica Ribeiro
É mulher negra. Mãe de duas. Filha de artista. Mestra em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-Recife). Professora substituta na Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação (UFPE-Recife) e leciona as disciplinas de Educação de Jovens e Adultos e Estágio supervisionado na EJA. É integrante d’O IMAGINÁRIO – Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE/CNPq). É também professora colaboradora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB). Desenvolve pesquisas sobre arte, educação e cultura, promovendo diálogo entre esses campos de saberes, pois acredita na potência criadora e inventiva dessas interconexões. Se debruça em estudos sobre gêneros e feminismos, estabelecendo interlocuções com os estudos sociológicos e antropológicos sobre raça, gênero, classe e mulheres.
Lúcia Firmino
Lucia Firmino é conhecida como Dona Lúcia, moradora do município de Passira, no Agreste de Pernambuco. É uma das fundadoras da Associação das Mulheres Artesãs de Passira (AMAP), fez-se mestra do ofício e borda há quase 60 anos. Aprendeu ainda criança a bordar com a mãe e ensinou para suas filhas. Foi professora primária, ensina o ofício do bordado na associação onde engaja mulheres, além de já ter ministrado oficinas em vários estados do país.
Luciana Borre
Docente Artista interessada nas Práticas Têxteis Contemporâneas, na Formação Docente e na Educação da Cultura Visual. Atua como artista têxtil, litógrafa, professora nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pernambuco. É doutora em Arte e Cultura Visual e Mestre em Educação.
É mãe por adoção e família acolhedora, adora crochetar e tem foco profissional na promoção de vivências performáticas têxteis coletivas e na articulação de encontros de artistas e interessadas/os em torno de projetos poéticos/educacionais que visam a integralidade do ser humano em suas inúmeras dimensões. É artista têxtil, professora nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais, doutora em Arte e Cultura Visual e Mestre em Educação.
Relações entre moda e arte têxtil
Local: Teatro Fernando Santa Cruz – Mercado Eufrásio Barbosa
Data: 22/12 (domingo)
Horário: 15h às 17h
Mediadora: Natália Borges
Debatedoras: Bruna Malta (Vem Meu Bem), Renata Malta (Vem Meu Bem), Oluiyá França (Designer e Educadora Popular) e Cecilia Gouveia (Quilombolas de São Lourenço)
Natália Borges
Natália Borges é Costureira, Designer, com pós em Educação para a Sustentabilidade. Idealizadora da Urd Atelier, onde realiza ações criativas e formativas unindo moda e educação ambiental. Consultora de Sustentabilidade no Marco Pernambucano da Moda – NTCPE, instrutora de costura na Secretaria da Mulher do Recife, Embaixadora do Slow Fashion Movement e Embaixadora Docente do Fashion Revolution Brasil.
Bruna e Renata Malta
Bruna Malta e Renata Malta são irmãs e naturais de Paudalho, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Bruna é administradora, designer, mestre em Ciências do Consumo e artesã. Renata também é designer, artesã, formada em Cinema, com pós-graduação em Fotografia. As duas re-unem seus interesses e universos criativos através do croché – herança carinhosa da avó Nira – na Vem Meu Bem.
Oluyiá França
Oluyiá França, tecnóloga em design de moda, pós em modelagem e criação, pesquisadora e educadora popular. Integrante do grupo de estudos acadêmicos GEPAR/UFPE e da rede de afro empreendedores de PE. Tem um marca autoral que leva seu nome e apresenta peças únicas atemporais com modelagem, corte, costura e bordados feitos pela mesma. Cada peça é concebida com técnica artesanal, incorporando elementos da rica cultura afro-latina-americana. Sua trajetória como estilista e educadora é marcada pela defesa das culturas afrodescendentes e pela promoção da moda como uma ferramenta de expressão pessoal, resistência e transformação social.
Cecilia Gouveia
Artesã e liderança do coletivo Quilombolas de São Lourenço, fotógrafa e pescadora ganhadora do prêmio “Mulheres que inspiram” no ano de 2024. Fundadora da Rota das Marisqueiras, no município de Goiana. É uma mulher preta e quilombola, que junto com suas colegas, ajuda a fortalecer o protagonismo feminino na comunidade.
OFICINAS
OFICINA Introdução a Renda Renascença
Local: Sala José Carlos Viana – Mercado Eufrásio Barbosa
Data: 20/12 (sexta-feira)
Horário: 14h às 18h
Facilitadora: Eli Cordeiro, natural de Pesqueira, é uma rendeira especializada em Renda Renascença. Desde cedo, aprendeu a arte do rendado com as mulheres da sua família. Em 2019, começou a atuar como oficineira na arte de rendilhar, participando em eventos como a Semana da Mulher na Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), e em projetos sociais como o Ateliê Libélula Afro, re.Urd e o Astralize Instituto Seu Astral. Também esteve presente em diversas feiras como expositora, incluindo a Arte Delas da Rede SOMAR, Fenearte, e Amostradas no MEB, onde promoveu a técnica da Renda Renascença e sua história. Além disso, é produtora cultural, contribuindo ativamente para a difusão dessa tradição artesanal.
Ementa: Abordagem histórica da chegada da renda renascença no Brasil especificamente na região Agreste, além da elaboração de um rendado em renascença, desenho, alinhavo e produção total ou parcial, pontos utilizados na construção da trama.
Inscrições: formulário para inscrição disponível aqui.
OFICINA DE BORDADO
Local: Sala José Carlos Viana – Mercado Eufrásio Barbosa
Data: 21/12 (sábado)
Horário: 9h às 13h
Facilitadora: Josineide Gomes, conhecida como Neide, é natural de Passira e bordadeira desde os 7 anos de idade, ofício aprendido com a mãe. Participa de feiras voltadas para o artesanato em Recife, como a FENEARTE, e da Associação das Bordadeiras de Passira (AMAP).
Ementa: Aula prática e introdutória sobre esse universo das linhas através da exposição de um breve relato da oficineira e sua vivência com a técnica. Os participantes poderão compreender sobre a tradição do bordado, e melhor, conhecer uma artesã que vive dessa arte. Os participantes receberão as principais dicas para obter um resultado que eles desejam e com um acabamento profissional.
Inscrições: formulário para inscrição disponível aqui.
OFICINA DE CROCHÊ
Local: Sala José Carlos Viana – Mercado Eufrásio Barbosa
Data: 21/12 (sábado)
Horário: 14h às 18h
Facilitadora: Germana, natural de Macaparana, é crocheteira desde os 07 anos de idade. A partir do ofício aprendido com a mãe, a Dedé do crochê, Germana participa de feiras como a FENEARTE, FenaHall, Maca’arte e Mega Fashion Recife. Ministrou curso de crochê para iniciantes na Associação Artesanal e Cultural de Macaparana (AACM) e em projetos sociais como no Centro Educacional de Macaparana (CEMA).
Ementa: Ministrada por Germana, a oficina será composta de aula prática e haverá uma introdução a esse universo das linhas através da exposição de um breve relato da oficineira e sua vivência com a técnica. Os participantes poderão compreender sobre a tradição do crochê, e melhor, conhecer uma artesã que vive dessa arte. Os participantes receberão as principais dicas para obter um resultado que eles desejam e com um acabamento profissional.
Inscrições: formulário para inscrição disponível aqui.
OFICINA DE TAPEÇARIA
Local: Sala José Carlos Viana – Mercado Eufrásio Barbosa
Data: 22/12 (domingo)
Horário: 14h às 18h
Facilitadoras: Isabel Gonçalves e Risolange Rodrigues.
Isabel Gonçalves é artesã têxtil e, há mais de 15 anos, atua no campo das políticas públicas para o artesanato, já tendo ocupado os cargos de Vice Presidente da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (2010 – 2013); Presidente da Federação das Associações, Cooperativas e Grupos Produtivos Artesãos de Pernambuco (2002 – 2008 e 2014 – 2017); e Presidente da CNARTS – Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (2014 – 2017).
Risolange Rodrigues aprendeu a arte da tapeçaria aos 07 anos de idade com suas vizinhas. No intuito de brincar, pois suas amigas só poderiam sair de casa, se fizessem pelo menos 01 novelo de lã. Ao passar do tempo, começou a produzir tapete não apenas pela troca das brincadeiras, mas pelo prazer de ver uma peça pronta e feita por ela. Pois, para ela, ver uma tela ser transformada em obra de arte é como um sonho. Por esse motivo, em 2009, quando passou a fazer parte da Associação das Tapeceiras de Lagoa do Carro, assumindo sua Presidência, cargo que ocupa hoje, percebeu a necessidade de pesquisar sobre o seu segmento artesanal. Assim, fez uma Especialização em Gestão e Produção Cultural, defendendo um Artigo sobre a importância da Tapeçaria Lagoense do Carro para a Região da Mata Norte e o Estado. Hoje continua produzindo por demanda espontânea e participando de várias Feiras Artesanais e Turísticas, como o Salão do Turismo, e o G20 + Países Ibero-americanos que aconteceram no Rio de Janeiro este ano.
Ementa: Abordagem histórica da chegada da renda renascença no Brasil especificamente na região Agreste, além da elaboração de um rendado em renascença, desenho, alinhavo e produção total ou parcial, pontos utilizados na construção da trama.
Inscrições: formulário para inscrição disponível aqui.
EQUIPE E COLABORADORES
Idealização e Coordenação-Geral Clara Nogueira | Produção Executiva, Captação de Recursos, Coordenação de Produção Rose Lima | Coordenação de Programação Clara Nogueira e Lu Azevedo | Expografia e Curadoria Clara Nogueira e Somos Azú | Assistentes curatoriais Beatriz Arcoverde, Rose Lima e Nina Xará | Produção da Logística Kassandra Leite | Produção das Oficinas Juliana Beltrão | Produção dos debates Lorena Cronemberger | Produção da Feira Amanda Alencar, Beatriz Arcoverde e Nina Xará | Produção local Risolange Rodrigues, Jéssica e Somos Azú | Comunicação Angola Comunicação | Design Angola Comunicação, Yuri Vaz | Web Designer Célia Menezes | Revisão de textos Gilberto Clementino Neto | Montadores Seven Montagens | Registro Audiovisual e Fotografia Laís Domingues | Acessibilidade Comunicacional Centrae Acessibilidade Comunicacional
Realização Linhas de Fuga e Experimento Produções | Parcerias Somos Azú, Lu.Az Experimentos Têxteis, Barco Verde, Ogunté | Apoio Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, ADEPE, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Palete em Casa, A Viúva em Folia na Defesa dos Direitos das Mulheres, Sherwin Williams, Espaço Brennand, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, Fundação de Cultura da Cidade do Recife e Prefeitura do Recife
Incentivo FUNCULTURA | FUNDARPE | Secretaria de Cultura | Governo do Estado de Pernambuco